O agronegócio brasileiro é um dos mais representativos no mundo inteiro. De acordo com o empresário Giovani Dadalt Crespani, o Brasil está em quarto lugar entre os países que mais produzem alimentos – e o segundo quando se trata da exportação de grãos. Dados refletem que em 2020 registou-se um recorde com uma safra de mais de 254,1 milhões de toneladas, número que só aumentou no ano seguinte.
Para o empresário e sócio da CPN Energy, Giovani Crespani, a oportunidade é o que define melhor a respeito do agronegócio. Mesmo assim, o agronegócio possui desafios a serem enfrentados, como por exemplo, melhores profissionais treinados e qualificados, gestores, líderes capazes de conduzirem processos que levaram as empresas a serem mais competitivas e lucrativas. Veja tudo que precisa saber sobre o agronegócio abaixo!
Afinal, o que é agronegócio
O agronegócio se refere a toda prática de atividades econômicas relacionadas ao comércio de produtos agrícolas. Pode ser também referido como agrobusiness. É um dos setores econômicos que mais geram empregos no Brasil e no mundo. Somente no Brasil, o agronegócio já empregou mais de 61 mil pessoas. Dessa forma, integram a cadeia do agronegócio os mais variados perfis, como:
- Empresas agrícolas
- Pecuária
- Fabricantes de defensivos agrícolas (como fertilizantes e herbicidas)
- Desenvolvedoras de sementes para plantio
- Fabricantes de máquinas e equipamentos rurais
- Produtoras de rações
- Frigoríficos
- Empresas de laticínios
- Fabricantes de sucos
- Moinhos
- Armazéns e silos
- Atacadistas
- Distribuidores
Como funciona o agronegócio
O agronegócio não pode ser resumido somente em agricultura e pecuária. Como vimos acima, o agronegócio abrange inúmeras áreas da economia. O agronegócio trata os diversos aspectos da criação da criação de produtos agrícolas como sistema integrado. Cada vez mais, os fabricantes de agronegócio desenvolvem máquinas mais eficientes, deixando o agro mais moderno e tecnológico.
Qual o objetivo do agronegócio
Segundo o fundador do Grupo CPN, o principal objetivo do agronegócio é levar um produto agrícola ao mercado. Envolve todas as etapas necessárias, como produção, processamento e distribuição. O setor sustenta o crescimento cada vez mais da agroindústria, fundamental para o crescimento econômico. Os negócios do agronegócio podem melhorar potencialmente a produtividade agrícola. É por isso que o governo geralmente costuma oferecer alguns subsídios aos negócios agrícolas.
Os cinco setores do agronegócio
O mercado agro é dividido em cinco setores produtivos principais, são eles: insumos, todos serviços e produtos necessários para a produção agrícola; produção, atividades de produção de culturas e gados; processamento e transformação, composto por indústrias que recebem as matérias-primas do setor de produção e as transformam em intermediários ou produtos finais; distribuição e consumo, encarregado de disponibilizar os produtos ao consumidor final; e por final serviços de apoio, todos os serviços necessários para o bom funcionamento do mercado agronegócio.
A importância do agronegócio no país
Para o empresário Giovani Crespani, é preciso compreender que esse setor tem um peso enorme dentro do PIB brasileiro (Produto Interno Bruto), sendo um dos alicerces da economia do país. Ainda segundo o empresário, isso se deve em parte pelo enorme potencial agrícola que nossas terras possuem. O agronegócio, afinal, é uma parte essencial da economia brasileira.