Você sabia que a medicina convencional não é a única possível no nosso dia a dia? É isso mesmo! De acordo com Aldilene Francisca de Moraes, proprietária da Ervas da Amazônia, a fitoterapia tem sido bastante difundida nos últimos tempos. Se você ainda não conhece essa alternativa, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!
O que é fitoterapia?
Em primeiro lugar, de acordo com Aldilene Francisca de Moraes, a fitoterapia nada mais é do que a utilização de plantas que possuem características medicinais para o tratamento, prevenção e cuidados paliativos para determinados tipos de doenças. Dessa forma, estamos falando de uma técnica terapêutica para cuidar da própria saúde de forma muito mais natural.
Assim, Aldilene Francisca de Moraes explica que todo produto farmacêutico que tem como matéria-prima determinados tipos de plantas, independentemente de ser extraído em cápsula, tintura ou pomada, tendo efeito farmacológico é considerado um medicamento fitoterápico. Por esse motivo, não é difícil encontrá-los em farmácias convencionais ou de produtos naturais.
Como os fitoterápicos são encontrados?
Segundo Aldilene Francisca de Moraes, os fitoterápicos são produtos obtidos, exclusivamente, de matéria-prima vegetal. Dessa forma, eles podem ser encontrados em plantas secas e frescas, resultando em sucos e xaropes caseiros, infusão, maceração, chá por decocção, além de poderem ser utilizados em banhos, gargarejos e também em inalações.
Além da maneira citada anteriormente, de acordo com Aldilene Francisca de Moraes, os fitoterápicos também podem ser encontrados de maneira manipulada ou industrializada. Assim, eles estão presentes em pomadas, comprimidos, cremes e géis. De maneira geral, não existe uma forma mais eficaz do que a outra, tudo depende da forma como será utilizada.
Quando utilizar um fitoterápico?
Muitas pessoas não sabem quando devem recorrer a um fitoterápico. Entretanto, Aldilene Francisca de Moraes comenta que os fitoterápicos podem ser utilizados como parte do tratamento contra a ansiedade, bem como de problemas gastrointestinais como, por exemplo, a gastrite, mas também podem ser usados no combate à gripes e resfriados. Além de ajudarem na manutenção do sistema imunológico.
Não dispense a ajuda médica
Apesar de serem ótimas opções para a manutenção da saúde, é de suma importância que você consulte o seu médico. De acordo com Aldilene Francisca de Moraes, juntos, vocês poderão encontrar o caminho mais adequado de acordo com o seu organismo e necessidades pessoais. Como resultado, você terá uma saúde muito mais rica e uma vida mais saudável.